Fundado em 20 de Outubro de 2008, na cidade de Vila Velha-ES, somos um grupo de amigos/protetores dos animais, que os amam de forma incondicional e, nos preocupamos com a preservação de suas vidas.


Sem fins lucrativos, trabalhamos voluntariamente na elaboração de eventos beneficentes e na sensibilização do ser humano em prol dos animais.

Não possuímos abrigo, nem fazemos resgates, apenas apoiamos e divulgamos protetores independetes e entidades voltadas para essa questão.



Photobucket


terça-feira, 26 de maio de 2009

Veterinária afirma que cães sentem frio e devem ser bem agasalhados


25/05/2009

O inverno nem chegou, mas as temperaturas já começaram a cair. Nesta época do ano, assim como os humanos, os cães também sofrem com o frio e, para que eles fiquem livres de doenças, é preciso tomar alguns cuidados especiais.

Segundo a médica veterinária Sirlei Manzan, até mesmo os cães mais peludos, como yorkshire, maltês e poodle sentem frio e precisam ser aquecidos. "Nesta época, não é aconselhável tosar o pelo animal. São indicadas somente tosas especiais para facilitar a utilização de roupas de frio", disse.

Confira abaixo uma lista de cuidados que devemos ter com os cães no inverno:

Os banhos devem ser dados em dias mais quentes e com água morna

Após o banho, os pelos devem ser secados com secador

Evitar tosar o animal, exceto se for uma tosa especial para facilitar o uso de roupas

O cão não deve dormir ao relento. Se o animal ainda não tem casinha, no inverno é fundamental comprar uma

Roupas para cães não são apenas luxo. Mesmo cães com pelagem longa, mas que não são adaptados a temperaturas mais baixas, devem usá-las

Verificar se o cartão de vacinação está em dia. No inverno, os cães estão mais sujeitos a doenças como a gripe e a cinomose

Passear com o cão nos horários mais quentes do dia

Aumentar a alimentação do animal em 20 a 30%

A veterinária também alerta que é importante que os cães sejam vacinados contra a gripe, porque nessa estação do ano estão sujeitos às doenças.

Os sintomas são bem parecidos com a gripe humana. "Eles tossem, espirram, dão febre e têm coriza. Muitos chegam a vomitar de tanto tossir. Nesses casos, o cachorro deve ser levado imediatamente ao veterinário para ser medicado e assim evitar que a gripe evolua para uma pneumonia", disse Sirlei.

Já existe no mercado uma vacina contra a gripe, que protege em até 80% o cão contra o vírus. "O cão que nunca vacinou contra a gripe receberá duas doses e aquele que já foi imunizado recebe uma dose única. A vacina é válida por um ano e custa de R$ 25 a R$ 30", afirmou.


Nenhum comentário: